Em tempos de bandeira vermelha, lâmpadas LED ajudam a economizar na conta de luz / por Ligia Orlandini

Ligia Orlandini

Desde que entrou em vigor, em janeiro de 2015, a bandeira tarifária já fez com que os brasileiros pagassem R$ 20 bilhões a mais em suas contas de luz, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Neste mês de outubro, o governo anunciou o uso da bandeira de cor vermelha, o que indica que o custo da produção de energia está muito alto e que taxas ainda maiores podem ser cobradas dos consumidores.

Mas o que fazer para não deixar a conta de luz comprometer ainda mais o orçamento familiar? A resposta é simples: mudar alguns hábitos e fazer um consumo mais consciente de energia. Um ótimo exemplo disso são as lâmpadas LED, até 90% mais econômicas que as incandescentes e até 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Toda essa economia é proporcionada graças à eficiência da tecnologia LED. Com o uso de apenas 8W de potência, é possível deixar um ambiente iluminado com a mesma intensidade do que uma lâmpada incandescente de 60W ou de uma fluorescente de 15W.

Além de usar menos potência, os produtos LED possuem, em média, uma vida útil de 25 mil horas. Ou seja, se forem usados o dia todo, sem descanso, eles só precisariam ser trocados após dois anos e dez meses. Enquanto isso, as lâmpadas incandescentes têm vida útil de apenas mil horas e as fluorescentes compactas, de 8 mil horas.

A sustentabilidade é outro ponto positivo para as lâmpadas com tecnologia LED. Além do menor consumo de energia, e consequentemente, de recursos naturais para gerá-la, elas não emitem radiação ultravioleta ou infravermelha e ainda são livres de metais pesados ou mercúrio.

Mas um fator é ainda mais importante na hora de optar pelo LED: a procedência dos produtos. O consumidor precisa avaliar com cuidado se foram desenvolvidos por empresas que respeitam os padrões de qualidade, pois garante que as informações contidas no rótulo são verdadeiras. Tomando esse cuidado, o brasileiro certamente enxerga que, mesmo que custem um pouco mais em um primeiro momento, as lâmpadas LED tornam-se aliadas fortíssimas das finanças no médio prazo.

Ligia Orlandini é gerente de Produto de lâmpadas LED da LEDVANCE para a América Latina

TomeNota:
Ledvance
0800 55-7084
https://www.ledvance.com.br/

 

topo