BASF mantém a CasaE aberta em São Paulo, casa de eficiência energética

BASF | CasaE

A BASF mantém aberta para visitação, na zona sul de São Paulo, uma casa de eficiência energética, a CasaE. A residência, de cerca de 400 metros quadrados, reúne tecnologias inovadoras e sustentáveis, capazes de reduzir em até 70% o gasto de energia de uma casa.

Apresentada em maio do ano passado, a CasaE é a décima construída pela BASF no mundo, mas a primeira especialmente projetada para o clima tropical. Ao todo, mais de 30 inovações fazem parte do projeto, como as paredes erguidas com blocos de poliestireno expandido, popularmente conhecidos por isopor, que proporcionam isolamento térmico e acústico. As tintas com pigmentos especiais que refletem o calor do sol e as microcápsulas na argamassa que atuam no controle da temperatura do ambiente, reduzindo o uso de ar condicionado, são outros exemplos. Os pisos drenantes das calçadas evitam enchentes e garantem o reaproveitamento da água.

O paisagismo também é diferenciado e conta com 35 espécies nativas da cidade de São Paulo antes da urbanização, algumas inclusive em extinção.

Aberta ao público em setembro de 2012, a CasaE já recebeu mais de 2 mil visitantes. O espaço, localizado na Avenida Vicente Rao, recebe estudantes, profissionais e também público comum, interessados em construção e sustentabilidade. A visita é gratuita e monitorada, mas deve ser agendada com antecedência pelo e-mail casae@basf.com.

Sobre a CasaE – A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor – poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.

Sobre BASFA BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry for sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de € 78,7 bilhões em 2012 e contava com mais de 113 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN).

Serviço: CasaE / Avenida professor Vicente Rao, 1.195, Campo Belo, São Paulo, SP/ (11)2366.4973/ Horário de acordo com agendamento pelo site www.casae.basf.com.br ou pelo e-mail casae@basf.com / Entrada gratuita| YouTubeCasaE | webCasaE | webBASF