Novas tecnologias estão entre as novidades que serão apresentadas na Expolux 2014. Para os organizadores da Feira e para a Abilux não há mais espaço para que a iluminação pública seja tratada de maneira improvisada no Brasil

Expolux destaca iluminação públicaUm dos gargalos das administrações municipais do País, a iluminação pública (hoje, 65% dos ativos de iluminação são de responsabilidade dos municípios e 35% das distribuidoras de energia elétrica) demanda cada vez mais atenção dos governantes para questões que envolvem a renovação e a modernização dos sistemas em uso que, na sua maioria, são pouco eficientes ou até mesmo inexistentes.

Com um grande potencial de crescimento em todas as regiões do País o setor recebeu atenção especial da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Expolux 2014, que trabalhou para que as indústrias expositoras com atuação no setor apresentassem equipamentos com as mais avançadas soluções em tecnologia e eficiência energética.

Ivan Romão, gerente da Expolux, lembra que iluminação pública vai muito além do embelezamento das cidades, dos seus monumentos e prédios ou do bem estar da população. “É uma questão de segurança pública, já que previne a criminalidade ao inibir a presença de ladrões, que buscam áreas menos iluminadas para a prática de roubos”, argumenta.

Para o presidente da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, não há no Brasil mais espaço para que a iluminação pública seja tratada de maneira improvisada. “Já passamos da fase das simples trocas de lâmpadas. Hoje, dispomos de equipamentos cada vez mais sofisticados que proporcionam uma iluminação adequada, consomem menos energia e reduzem os gastos com manutenção. Os nossos preços são competitivos. A profissionalização de uma mão de obra capacitada para o desenvolvimento, implantação e gerenciamento dos projetos estão aí para serem absorvidas e garantir serviço de qualidade”, enfatiza Uchôa Fagundes.

Ivan Romão lembra que a média das instalações da iluminação pública na maioria dos municípios do país é de 20 anos e que o comprometimento da vida útil é inevitável e que retrofits ou novas instalações são a única saída.

Sistema de Telegestão inteligente é um dos lançamentos – Dentre as soluções que serão lançadas na Expolux chama a atenção o Sistema de Telegestão Controlmatic, da Ilumatic. Trata-se de um sistema composto de equipamentos e software, que poderá ser incorporado em qualquer modelo de luminária com tecnologia à LED ou HID e que permite a realização da telegestão em Iluminação Pública, Parques, Praças, Túneis Viários e Viadutos entre outros.

Através do novo Sistema é possível gerenciar o acervo de iluminação pública através do registro dados e informações das horas de funcionamento. É possível, assim, planejar os procedimentos de manutenção preventiva de maneira a evitar bloqueios nas vias públicas. É também possível programar a hora de ligar, desligar e dimerizar as luminárias. A redução no consumo de energia e emissões de CO2 associadas pode chegar a até 70%.

Como o acompanhamento é realizado via software, fica fácil identificar em um determinado grupo ou em um ponto específico, se o funcionamento está normalizado, se existe ou não problemas e até mesmo falhas nos pontos de iluminação. Caso alguma luminária não esteja trabalhando corretamente, um alerta será indicado no software e indicará qual luminária está com problema e também qual é a sua localização (latitude, longitude e/ou endereço).

O Sistema de Telegestão da Ilumatic possibilita a geração de relatórios de controle das grandezas elétricas, energia consumida com valores de conta energia, assim como relatórios de falhas nos pontos de iluminação controlados pelo sistema. Todas as medições dos parâmetros operacionais deverão compor uma base de dados histórica individualizada para cada Luminária, não limitado às medições do consumo real de energia, mas abrangendo os diversos registros operacionais e característicos destas.

SobreReedA Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.| ReedAlcantara

Serviço: EXPOLUX 2014 – 14ª Feira internacional da indústria de iluminação/ de 22 a 26 de abril de 2014/ de terça à sexta-feira das 10h às 19h | Sábado das 9 h às 17h/ Expo Center Norte, Pavilhões branco e verde| EXPOLUX2014