Em projeto pioneiro implantado na Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico que fica localizado na Serra Gaúcha, a empresa foca na conscientização para difundir a importância do saneamento básico para as pessoas e a natureza

Para a Mizumo – referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) – a conscientização é fundamental para a preservação do meio ambiente. Por isso, a empresa apoia o projeto designado “Espaço Mizumo de Educação Ambiental”, organizado pela Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico, complexo turístico e ecológico instalado em Canela (RS).

O espaço, que entrou em operação em outubro, conta com a exposição de banners informativos fornecidos pela Mizumo, que explicam, por meio de ilustrações, o funcionamento da ETE instalada no local e a sua importância para a preservação do meio ambiente. A expectativa é que a Flor do Vale receba mais de 10 mil alunos de escolas e universidades ao ano. “Trata-se de uma ação importante para apresentar o sistema como solução segura e eficiente no tratamento do esgoto e despertar a conscientização nas novas gerações e visitantes do local”, afirma o gerente de mercado da Mizumo, Giovani Toledo.

O acesso ao espaço é gratuito para quem visita o parque. As pessoas que fazem o Percurso da Cachaça – uma das atrações do local – recebem visitas guiadas. Para estudantes, são formatadas apresentações de acordo com o nível de escolaridade. A Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico foi criada em 2007 e conta com 5 mil m² de área, das quais 70% são de mata preservada. Recebe 45 mil visitantes anualmente e tem como atrações, além da natureza exuberante, produção de cachaça artesanal e gastronomia.

Para o gestor de desenvolvimento do empreendimento, Antonio Cardoso Junior, o apoio da Mizumo é fundamental para a realização deste projeto, que não existiria sem o suporte para a concepção do material. “Estamos orgulhosos pela Mizumo ter acreditado na ideia. Este será mais um passo para colocarmos em prática um projeto de pesquisa e desenvolvimento social e sustentável, com o intuito de, até 2016, fazer da Flor do Vale um instituto de pesquisa da fauna e da flora locais, com apoio de universidades”, destaca.

Qualidade e preservação – A parceria entre a Mizumo e a Flor do Vale iniciou-se em 2007, quando foi instalada a ETE modelo Business com desinfecção por radiação ultravioleta (UV), nas dependências do parque. O sistema, com capacidade de vazão diária de 6 m³ (6.000 litros/dia), trata todo o esgoto sanitário do empreendimento, gerado por cerca de 120 usuários. Além disso, atende a uma característica específica do projeto que, por conta da proximidade com um curso de águas limpas. O efluente tratado tem índice de tratamento ideal para descarte diretamente no rio.

A preservação do meio ambiente foi a principal preocupação da Flor do Vale na busca por uma solução para o tratamento de esgoto gerado no local. “Foi realizada uma ampla pesquisa sobre as opções disponíveis no mercado e a Mizumo surgiu com a solução perfeita para as necessidades do parque. Pesaram na decisão a qualidade técnica do equipamento, o mínimo impacto ambiental provocado e o atendimento prestado pelos técnicos da empresa. O retorno alcançado é imensurável e os visitantes ficam impressionados com a tecnologia do equipamento”, afirma Junior.| FlordoVale

SobreMizumoCriada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam tratar e reaproveitar efluentes. É referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs) e diferencia-se por oferecer soluções ambientais dedicadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequados a cada tipo de cliente.// Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompeia, cidade do interior de São Paulo. Conta com 100 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e uma estrutura comercial que atua em todos os estados brasileiros e, portanto, mais próxima dos clientes.// A qualidade e o atendimento são preocupações constantes. Por isso, a Mizumo possui o Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os requisitos da NBR ISO 9001:2008, implantado para as seguintes áreas: projeto, desenvolvimento, fabricação, montagem, comercialização e serviços de pós-vendas em estações de tratamento de esgoto.// Em 2013, a empresa conta com o envolvimento de todos os setores da organização num projeto que, por meio da contínua melhoria de práticas e processos, levará aos clientes uma Proposta de Valor, que se traduza em garantia de eficiência e tranquilidade. Ao desenvolver uma ação como esta, se prepara para dispor de tecnologia de ponta e serviços essenciais, que representem a melhor relação entre custo e benefício a empreendimentos públicos e privados. Com a união de todas as etapas do processo, a Mizumo busca a excelência do pré ao pós-venda. E, para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 25% superior ao atingido em 2012.// A Mizumo faz parte de uma holding composta por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transformação de plástico, equipamentos para serviços de limpeza, transportes, médico-hospitalar, ferramentaria, fundição e veículos elétricos. O grupo, criado a partir do surgimento de novos negócios da Jacto – fundada em 1948 -, é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.| Mizumo