Grupo Via conclui empreendimento Via Ômega com conceito de vanguarda, esbanjando charme e sofisticação, o prédio tem painel de azulejos assinado pelo artista plástico Alexandre Mancini

Via ÔmegaInspirado na arte modernista do pintor holandês Piet Mondrian, o empreendimento Via Ômega é um charme a parte na superquadra 404 da Asa Sul. Erguido sob os pilares da tradição, sofisticação e estilo, o Grupo Via inova mais uma vez e conclui o novo residencial com um belo painel de azulejos criado pelo artista plástico Alexandre Mancini, da Fundação Athos Bulcão. O conceito arquitetônico é assinado pela Dávila Arquitetura.

Em sua estrutura são usadas proporções retangulares áureas, em homenagem ao período do modernismo, evidenciando sua contemporaneidade. Este jogo geométrico alude a três conceitos: identidade (formas idênticas, o quadrado); variedade (figuras em proporções diferenciadas) e personalidade (várias cores dispostas de maneira livre). “O prédio é uma sequência de modulações e pode ser percebida pela disposição dos apartamentos, pela fachada fazendo referência a Mondrian (grelha de esquadrias com característica de painel), e pelos painéis de azulejos fazendo referência a Athos Bulcão”, explica a arquiteta Lívia Xavier, da Dávila Arquitetura.

O fato de o prédio estar situado em Brasília e em uma das primeiras quadras originais do Plano Piloto, a 404 Sul, foi primordial para a escolha do conceito modernista para o empreendimento. “A revisitação do retrô – início do modernismo. O período traz consigo uma referência à industrialização, modernização e repetições”, ressalta Lívia.

Com uma estética pautada essencialmente pelos desenhos geométricos, Alexandre usa a serigrafia como principal forma de aplicação dos pigmentos. Representado pela Fundação Athos Bulcão desde 2012, o artista criou para o Via Ômega o painel Dois Quadrados e Dois Traços. São quatro prumadas cujas paredes receberam os azulejos de fundo branco e desenhos em azul. A colocação das peças sobre a parede obedece à técnica de instalação de Athos, que deixava aos cuidados da equipe de azulejistas a tarefa da montagem final dos painéis, dando-lhes apenas as instruções iniciais. “O azulejo me permite brincar com as simetrias, os ângulos e os pares”, diz o artista Alexandre Mancini. O resultado é um trabalho único e de extrema beleza.

O residencial possui lofts lineares de 33 ou 46 m², apartamentos duplex de 51 a 72m² e duplex de cobertura de 98 a 113m², tem fachada em alumínio composto, brises de alumínio e vidros verdes que revelam, ainda na fachada, a sofisticação do prédio. Perto da Esplanada dos Ministérios, ao lado de comércio de rua com inúmeras opções de restaurantes, bares, cafés e mercados os moradores desfrutarão de um exclusivo salão de festas no pilotis e muito lazer na cobertura, além de um sistema de segurança de ponta e garagem no subsolo.

Sobre Grupo ViaCom mais de 20 milhões de metros quadrados construídos, mais de 50 mil imóveis entregues, um portfólio de contrato de obras e de imóveis em carteira acima de R$ 4 bilhões e uma equipe de mais de oito mil profissionais qualificados, a Via busca inovar sempre. Aprimoramento tecnológico, segurança, responsabilidade social e de meio ambiente, atestada pelas certificações ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001, somados ao objetivo constante de são as bases que sustentam a filosofia de negócios do Grupo Via. | webGrupoVia